Pensamento da Semana

O sucesso é construído à noite! Durante o dia! Nós fazemos o que todos fazem. Mas, para obter um resultado diferente da maioria, temos que ser especiais. Se não fizermos igual ao resto do mundo, obteremos mesmos resultados. Não se compare à maioria, pois infelizmente ela não é modelo de sucesso.

05 abril 2011

Sem Abrigo


Na minha cidade existem vários sem-abrigo mas há um que me desperta especial atenção. A sua fisionomia é a de alguém que o tempo desgastou. Tornou-se débil. Cabeça baixa, ombros caídos, de olhar triste à procura de algo que não encontra.
O nosso dia-a-dia está repleto de pessoas que por diversos motivos se afastaram da sociedade e dos lares familiares. São pessoas que perdem a ligação afetiva e social, identidade, resistência e capacidade de enfrentar os problemas da vida. Vêm de todos os quadrantes sociais e por vários motivos, financeiros ou outros, perderam a sua habitação.
Muitas vezes associamos estas pessoas ao consumo de álcool e de droga. Passam os dias na rua e cruzam-se com outras pessoas, com quem partilham a mesma ausência de horizontes. Perderam a casa, o lar, o aconchego. Perderam os amigos, o convívio social. Perderam tudo ou quase… Desistiram de lutar e de sonhar.
Passados uns tempos na rua, vem a degradação física e mental. Um dia partem, fecham os olhos e mal damos pela sua falta.
O fenómeno dos sem-abrigo não pára de crescer no nosso país e na União Europeia, não se notando qualquer esforço ou solução política para o problema. Em Portugal, quase não existe solução legal para o problema embora as instituições não governamentais se desunhem para dar algo a essas pessoas. A nossa constituição, diz que todos têm direito a uma habitação digna, mas a realidade à nossa volta não o confirma.
Todas as pessoas têm direito ao bem-estar de um lar. É preciso criar estruturas que permitam analisar e resolver o fenómeno, para que este diminua. É urgente integrar as pessoas na sociedade. É urgente fazer-se algo, devolver o brilho perdido.


Elaborada por:

Rosa sobrinho
Fatima marques
Estrela silva

Sem comentários:

Enviar um comentário