Pensamento da Semana

O sucesso é construído à noite! Durante o dia! Nós fazemos o que todos fazem. Mas, para obter um resultado diferente da maioria, temos que ser especiais. Se não fizermos igual ao resto do mundo, obteremos mesmos resultados. Não se compare à maioria, pois infelizmente ela não é modelo de sucesso.

28 março 2011

Isto de viver na miséria
Era o inverno de 2008, se não me engano, numa sexta-feira à noite provavelmente por volta das 23:00.
O meu irmão e eu percorríamos o caminho de volta para casa. Enquanto aguardávamos no cruzamento que o semáforo nos desse autorização para avançarmos, um homem sentado na calçada chamou a nossa atenção. Sessenta anos, vestido com roupas finas, chinelos nos pés escuros, todo encolhido, os braços envolvendo as pernas contraídas. Tremia.
O sentimento de compaixão emergiu-me instantaneamente e o meu irmão acompanhou-me na mesma sintonia.
Todos os sem abrigo procuram um canto onde se possam aconchegar. Mas todos eles já viveram uma vida melhor, outrora, por motivos que não se sabe ou que já esqueceram. Em tempos, tiveram uma boa impressão da sociedade, mas neste preciso momento têm uma opinião muito diferente. Muitos destes mendigos procuram viver da maneira que podem.Sentem-se sem poder algum na sociedade e também inferiorizados por ela. Passam os dias a viver das esmolas dos outros, tentando arranjar forma de comer e de sobreviver. Quando o frio aperta, procuram um abrigo onde não chove, onde não apanham frio. Recorrem muitas vezes à ajuda humanitária e ao bom coração das pessoas.
E do mais fundo da minha memória, surgiram aquelas palavras de meu pai, meias apagadas na folha de papel amarelado que encontrara na sua gaveta.
Pobre sociedade, sociedade pobre.
Que no dia-a-dia descobre
Muita gente a mendigar.
Uns mendigam para comer
Para assim poder viver.
Outros para pagar a renda
Para evitarem viver numa tenda.
Mas é triste ver mendigar
Por coisas menos importantes.
Ver mendigar ao vizinho do lado
Para que este o ajude no seu fado
Como se eles políticos fossem,
Mendigando votos para a sua eleição.
Mas quantos não precisam de mendigar
Se fizerem esforço para melhor trabalhar
Respeitando os outros, para se fazerem amar.



Sérgio Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário