Pensamento da Semana

O sucesso é construído à noite! Durante o dia! Nós fazemos o que todos fazem. Mas, para obter um resultado diferente da maioria, temos que ser especiais. Se não fizermos igual ao resto do mundo, obteremos mesmos resultados. Não se compare à maioria, pois infelizmente ela não é modelo de sucesso.

25 março 2011

Crónica: Consumismo exagerado



É domingo. Ei-los que chegam, de carros coloridos, donde saem os filhos, a mãe e a sogra. Vêm da periferia e parecem trazer no rosto a expressão ávida de quem vai entrar numa catedral.
Em filas, para as caixas automáticas, com os bolsos cheios de cartões de créditos, lá vão, caminhando para a fatalidade do consumismo exagerado.
É um entra e sai das lojas, um corrupio agradável, com grandes sacolas nas mãos. Com a mesma alegria no rosto, numa gelataria, vão saciando as ânsias com grandes gelados e ficam por instantes com um brilho fantástico nos olhos.
É a correria das crianças, com as mãos cheias de guloseimas, um autêntico festival de emoções.
É a escolha do melhor LCD, é a aquisição de um novo par de botas, um perfume para o marido, um bibelô lá para casa, porque é bonito, depois se verá onde o colocarão, umas sapatilhas Adidas porque estão em promoção.
No final do dia regressaram a casa um pouco tontos e lentamente vão tendo a verdadeira noção da realidade.
Lá vão aparecendo, as discussões com os maridos, os divórcios, as inúmeras cartas do banco, os telefonemas……e o resto.
Lá se foi a grande alegria estampada no rosto, para dar lugar à grande tristeza e ao desespero.
Comida para amanha: talvez sim ou talvez não.
De quem será a culpa? Da enganosa publicidade, da concorrência entre as marcas, da expansão dos grandes centros comerciais, não esquecendo os ilusórios saldos e créditos enganadores? Ou simplesmente será nossa a culpa, de nos iludirmos com um prazer imediato, esquecendo outros valores, aqueles que não se compram em centros comerciais nem se adquirem às prestações.
Elaborado por: Anabela
Paula Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário