Pensamento da Semana

O sucesso é construído à noite! Durante o dia! Nós fazemos o que todos fazem. Mas, para obter um resultado diferente da maioria, temos que ser especiais. Se não fizermos igual ao resto do mundo, obteremos mesmos resultados. Não se compare à maioria, pois infelizmente ela não é modelo de sucesso.

29 outubro 2010

Entrevistas

Pretendemos efectuar algumas entrevistas, para conhecer a realidade das empresas e dos profissionais que se dedicam à actividade de "Formação Profissional". A nossa primeira escolha recaiu sobre a responsável de Formação de uma empresa da região de Ovar, Dra. Elisabete Ramos.

1/ Muito bom dia, Dra. Elisabete. Antes de mais queremos agradecer ter aceite o convite para esta nossa primeira entrevista. Pode dizer-nos o que é a TAFIFE?
A Tafife – Gestão de Serviços, Lda., foi constituída em 2005 e assume-se como uma empresa de prestação de serviços dividida em quatro grandes unidades estratégicas: Formação Profissional; Consultoria; Gestão, Manutenção e Conservação de Edifícios e Qualidade e Ambiente.
2/ Qual a sua função na empresa?
Sou a responsável pela área da Formação e coordenadora técnica pedagógica dos cursos de formação promovidos pela empresa.
3/ Quantas pessoas trabalham na Tafife?
Trabalham duas pessoas a tempo inteiro e duas a tempo parcial.
4/ Qual é a oferta formativa da vossa empresa?
Formação inter-empresas e intra-empresas, e formação modular certificada.
5/ De que forma é que as pessoas chegam à frequência dos vossos cursos?
De várias formas. A Tafife aposta na divulgação das suas acções de formação através de email, do site e do facebook. Para além desta divulgação, existem algumas instituições, nomeadamente, Centros de Novas Oportunidades, Juntas de freguesia, Instituições de solidariedade, etc, que colaboram com a Tafife, divulgando as suas acções e encaminhando possíveis formandos.
6/Qual a duração dos cursos propostos pela Tafife?
No caso de formação intra-empresas, depende das necessidades dos seus clientes, no caso de formação modular certificada as acções são de curta duração, de 25 ou 50h. No caso de acções de formação pedagógica inicial de formadores 114h. As acções de formação inter-empresas, normalmente têm uma duração de 20 a 40h.
7/ Qual o modo de financiamento destes cursos?
A formação intra-empresas e inter-empresas é paga pelo cliente. A formação modular certificada é financiada pelo POPH.
8/ O financiamento é garantido em todos os cursos?
Depende da aprovação das candidaturas que a Tafife faz ao POPH. O planeamento e execução das acções de formação dependem dessa aprovação.
9/ Como é que a Tafife pode verificar o nível de satisfacção das pessoas que aqui fizeram formação?
No final de cada acção, é passado um questionários aos formandos e aos formadores. Além disso, como coordenadora, faço o seguimento de todas as acções e estou presente no encerramento para que possa auscultar os formandos sobre a acção
10/ E como avaliar a satisfação das empresas que durante os cursos vão dando estágios aos alunos que os frequentam?
Nas acções de formação da Tafife não estão incluídos estágios.
11/Com que outras instituições é que a Tafife tem protocolos?
Temos com a AEP – Associação Empresaial de Portugal, Ovarforma – Centro de Novas Oportunidasdes e Run Vision, Lda.
12/ Em que consistem esses protocolos?
Colaboração na execução de cursos de formação, nomeadamente, EFA e Formação Pedagógica de Formadores. Com o CNO, desenvolvemos processos de RVCC.
13/ Quais os projectos para futuro?
Continuar a promover projectos de formação modular, formação pedagógica de formadores assim como planos de formação intra e inter-empresas. Temos ainda planos de desenvolver cursos EFA – Educação e Formação de Adultos e CET – Cursos de Especialização Tecnológica.

Muito obrigada pela sua colaboração e votos de sucesso, pessoal e profissional.
AS/Rui Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário