Pensamento da Semana

O sucesso é construído à noite! Durante o dia! Nós fazemos o que todos fazem. Mas, para obter um resultado diferente da maioria, temos que ser especiais. Se não fizermos igual ao resto do mundo, obteremos mesmos resultados. Não se compare à maioria, pois infelizmente ela não é modelo de sucesso.

29 outubro 2010

Resumo do filme O Leitor


O Leitor “ de Stephen Dardly

O filme “ O Leitor “ de Stephen Dardly é passado pós guerra, na Alemanha.
Narra a história de um estudante, Michael, que um dia conheceu uma mulher mais velha, cobradora do eléctrico, com quem se vai envolver amorosamente.
Durante os seus encontros, ele lia para ela parte de um livro. Ele tinha ânsia em encontrá-la depois das aulas. Ela chorava de emoção quando ele lia.
Anos depois, estando ele a tirar o curso de direito, assiste a um julgamento de antigas guardas, SS. Qual não foi o seu espanto ao descobrir que Anne era uma das arguidas.
Durante o julgamento, Michael descobre que ela não sabe ler nem escrever. Anne assume toda a culpa para não revelar o seu analfabetismo e é condenada a prisão perpétua.
Na prisão, ela aprende a ler e a escrever com a ajuda de gravações dos livros que Michael lhe envia regularmente.
Quando se aproxima a libertação de Anne ele fica responsável pela sua reintegração na sociedade. Incapaz de se adaptar à vida fora da prisão, Anne prefere o suicídio.
Este filme valoriza o ser humano e as suas aptidões. Denuncia os horrores cometidos na segunda guerra mundial, pela loucura de um homem. Ensina-nos a ser mais tolerantes e a ser menos críticos, uns com os outros, mas sobretudo o filme pretende transmitir a mensagem da importância de saber ler e  escrever.
Rosa Sobrinho, Fátima Marques, Estrela Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário